escrito por | em Umbigo, Vidinha | 1 comentário

Falsa é aquela impressão de que se você for muito além dos limites da terra, acaba afundando no mar. Se você nadar, mas nadar mesmo, se preparar pra todas as dificuldades que estão em frente, saberá que lá do outro lado do oceano existe uma praia te esperando. O mesmo se aplica ao abismo, que amedronta enquanto ninguém constrói uma ponte sobre a cratera, ou uma escada para adentrá-la com segurança.

Primeiro parágrafo filosófico. Eu imagino que essa primeira idéia seja clara o suficiente para explicar os devaneios posteriores. Aventuras pessoais e alheias (muito próximas às vezes, nem tanto outras) mostram que o mundo não acaba no risco – por sinal, às vezes esse mesmo risco é bem necessário para que algo enfim aconteça. Algo como conseguir um emprego novo, seguir o próprio caminho, passar do abraço ao beijo e por aí vai.

Tenho notado que a política do medo por muitas vezes aparece nessas horas: da ameaça de se perder o que é certo, de ficar de fora do sucesso, de deixar pra trás o que foi feito de bom, de nada poder superar o que já foi até ali. Balela. Tudo balela: seu voto vale sim e tudo vai continuar como está, não importa o partido; você não vai morrer de fome se seu salário for substituído por outros investimentos; mais um telefonema pode sim mudar muita coisa, assim como uma retratação, um repensar, uma reconsideração das coisas; as chances não acabam – elas acontecem assim como o dia e a noite. Oportunidades para tudo e para todos sempre hão de existir.

O negócio é nadar, forte e sabendo que existe algo nos esperando lá do outro lado. Às vezes acontecem surpresas no meio do caminho (que podem ser péssimas ou fantásticas), e nem sempre a gente chega onde esperava. Mas sair da areia querendo-se chegar a algum outro lugar é o melhor a se fazer quando o som começa a arder (ou a virilha a coçar). Acredite nisso, e o que mais disserem por aí, é mentira. Pois cada um nasce com o próprio umbigo, pra lavar e cuidar – e isso é questão muito pessoal.

1 comment

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Comente