escrito por | em Música | 1 comentário

Não é de hoje meu gosto por música. Já me arrisquei a ter um blog somente com esse assunto, pois tenho certeza que não é necessário nenhum conhecimento técnico sobre o assunto pra conseguir distinguir o (meu) bom do (meu) ruim. Música pra mim sempre foi paixão pura, visceral e completamente abstrata, cujo único contexto explicável é seu estado de espírito e de coração.

Admiro os estudiosos virtuosos da mesma maneira que valorizo os punks de três acordes e nenhuma técnica. Desacredito completamente na música como ciência exata, onde quem é mais rápido ou mais técnico é melhor que o que não é. Por sinal, acho sim qualquer comparação descabida: cada banda ou artista vem de determinada época e contexto, e assume uma proposta só sua. Não compete nem mesmo dentro de um estilo, pois se o fizesse não teríamos ídolos, mas torcidas.

Obviamente, temos nossas preferências, comparamos sim (porque somos humanos e nesse A+B discorremos por horas sobre quem fez o melhor disco, o melhor solo, a melhor formação, viajamos no tempo e colocamos frente a frente vivos e mortos, montamos seleções, enfim). Por isso mesmo, creio que cada época tenha sim seu valor – senão imediato, digno de atenção neste e nos anos que seguirão. E não as comparo, da mesma forma que não comparo Pelé com Neymar, Fangio com Schumacher, feijão com morangos. Cada um tem seu valor, sua hora e seu espaço na nossa vida.

Dito isso, vim aqui pro meu canto exemplificar em dez momentos bandas que vieram após os (sim, valorosos) anos 80, e que ao menos a mim dizem que a música ainda tem sim muito a acrescentar além daquela nossa discografia básica dos dinossauros do rock, pop, soul, enfim… chame do que quiser. Eu acredito que nunca é tarde pra se descobrir um novo e bom momento em 3 ou 4 minutos de uma melodia que você nem sabia que existia. E existe. Não existe ordem, melhor ou pior. São somente dez exemplos. E logo abaixo, as datas e os discos…

The Detroit Cobras (1995-)
Bad Girl
Mink Rat or Rabbit (1998)

Garbage (1993-)
Why Do You Love Me?
Bleed Like Me (2005)

Keane (1997-)
Somewhere Only We Know
Hopes And Fears (2004)

Mika (2006-)
Love Today
Life in Cartoon Motion (2007)

Duffy (2006-)
Warwick Avenue
Rockferry (2008)

Ryan Adams (1991-)
Come Pick Me Up
Heartbreaker (2000)

The Killers (2002-)
Bones
Sam’s Town (2006)

The Donnas (1993-)
Take It Off
Spend The Night (2002)

John Mayer (1996-)
Belief
Continuum (2006)

Jamie Cullum (1999-)
All At Sea
Twentysomething (2003)

Obviamente utilizei critérios:

1) As bandas devem possuir mais de um disco;
2) As banda não precisam necessariamente de hits (dado que todo rockeiro curte se meter a desbravador underground, e eu não sou diferente);
3) As bandas podem tocar estilos de outras épocas (estamos discutindo qualidade musical, não inovações de gênero);
4) As bandas DEVEM ser boas de palco (por isso mesmo todos os vídeos serem ao vivo, uma vez que metade das bandas dos anos 80 não conseguiria emplacar um hit que fosse sem efeitos de estúdio, comerciais de cigarro e filmes do John Hughes).

Dito isso, aproveitem, comentem, sugiram e se divirtam.

1 comment

  1. Mel

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Comente