escrito por | em Brasilidades | 6 comentários

Rede Globo dedicada desde o início da semana. Presidente por lá. Pelé falando merda. É, o Rio já está eleito (duvidam? Aguardem mais algumas horas…). Todo mundo falando que a Copa trará desenvolvimento pro país. E que os Jogos Olímpicos trarão o mesmo ao Rio de Janeiro. Polianas de plantão: em que mundo vocês vivem?

Um país que não oferece educação (de qualidade) nem saúde a seus habitantes não é capaz de evoluir com um evento pontual. Explicação óbvia, batida e rebatida essa: sem educação, não há cidadania. Um não-cidadão não é capaz ter opinião própria, e ser independete tanto em suas ações e escolhas quanto no cuidado com os seus e os mais próximos. Um povo que não é povo, e numa sociedade onde a coisa funciona no cada um por si, e que se foda quem está abaixo de mim não é capaz de evoluir com um sonho esportivo, muito menos baseado no tal “espírito olímpico”.

E nesse pensamento, temos dois líderes dos maiores eventos do país na próxima década: Ricardo Teixeira e Carlos Arthur Nuzman. Detalhes sobre a biografia de ambos não são necessários aos mais esclarecidos, e aos menos também. Enfim, falar de impunidade, favorecimento, enriquecimento ilícito e toda essa punheta é chover no molhado. Sabe tudo aquilo que a Globo não fala? Então.

Por isso que eu digo e repito: potência esportiva é o cacete. Paga-se quase cinco meses de imposto pra se fazer trabalho voluntário num evento desses? Botar exército na rua pra segurar traficante? Fazer acordo com bandido pra que não estoure uma bomba e queime nosso filme lá fora? Batemos joelho pra… Honduras. A molecada continua se prostituindo nas esquinas. A câmara permanece intacta. Ninguém (que de fato importe e tenha dinheiro) vai preso… e vocês querem Copa e Olimpíadas?

Repito: quer ser voluntário e honrar um país que investe no esporte? Vá trabalhar de graça então, mas na China, na Romênia, na Rússia ou em qualquer outra porra em que neguinho tenha meios para tal, e que isso seja de fato um agregador do sentimento de cidadania (e vale ressaltar aos preguiçosos intelectuais que citar “China” e “cidadania” na mesma frase é uma ferramenta barata de ironia). Qualquer coisa fora disso é fumaça.

Uma grande chance pra desenvolver Norte/Nordeste. Pra distribuir riquezas. Pra desenvolver a educação no país com investimentos a médio prazo. Pra despertar o nacionalismo. Mas não. Vamos fazer a Copa no eixo de sempre e a Olimpíada na Zona Sul do Rio – aquela mesmo da novela das oito.

A aposentadoria de Teixeira e Nuzman está garantida. E quanto ao desempenho olímpico… bem, vocês sabem o que a gente é capaz de fazer. E que bom saber que não sou só eu que penso assim.

O Fininho, o Juca, o Quartarollo engrossam a lista. O Galvão, certamente não.

6 comments

  1. Delay
  2. Victor

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Comente