Up

set
2009
24

escrito por | em Cinema | 2 comentários

Vez ou outra a gente encontra um filme bom pelo caminho. Bom mesmo, daqueles que você diz “veria de novo” ou “compraria o DVD” assim que os créditos sobem.

Assistimos UP ontem, e pra quem já conhece a Pixar e acha que eles não são capazes de se superar, eu recomendo ainda mais.

Porque quem é capaz de te cativar com um peixinho, um carrinho, um ratinho francês ou um monstrinho zoiudo, não seria diferente com um velhinho solitário e um escoteiro gorducho. Mais do que isso: esquece-se completamente da qualidade da animação, dos investimentos em cinema 3D e de toda a parafernália técnica existente nos filmes da produtora, tamanha a competência em relação aos roteiros propostos.

UP emociona SIM. Tem uma das melhores sequências de romance da História do cinema, sem exageros. Sutil, intenso, bonito bonito. E leve… cheio de valores, de poesia em diversos momentos. Nem de longe é um filme infantil, e somente isso. Não faltam as piadas e o escracho que um roteiro que propõe a saga de um velhinho que atravessa o continente numa casinha suspensa por balões de gás hélio poderia trazer. Mas novamente, valem os detalhes. Os pedacinhos especiais, que polvilham o filme. Que passa rápido demais, de tão gostoso.

Não escrevo sobre nenhuma linha dele. Mas deixo a recomendação. Com ênfase. E repito:
– Veria de novo.

P.S.: As distribuidoras nacionais continuam com medo de trazer animações legendadas. É lamentável, cada vez mais. Porém, UP abre uma deliciosa exceção à dublagem soberba de Chico Anysio, fazendo a voz (e o coração, por assim dizer) de Carl Fredericksen, o velhinho. E dá um show, que me faz acreditar que talvez dessa vez, em um momento raro e extremamente feliz, a versão nacional tenha superado a original.

2 comments

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Comente