O show dos milhões

fev
2003
26

escrito por | em Mundo | Nenhum comentário

O mundo está esperando o primeiro BUM pra começar a apostar no bolão Bush x Hussein… não estranhem eu não ter postado nada a respeito até agora, apesar dessa parada estar rolando declaradamente desde o final do ano passado (e não-declaradamente desde o final – sic – da Guerra do Golfo). O fato é que eu evitei ao máximo me pronunciar, pelo simples fato que sempre que eu falo de política, acabo sendo polêmico.

Mas como este site precisa de audiência, está na hora de fazer barraco. Pois bem, vamos lá…

Cara, eu ADOREI a última do Saddam… chamar o Bush pra um debate ao vivo em rede mundial, para uma TV aberta e ainda por cima, americana! Jogada de gênio… e pra variar, nosso amigo cover de chimpanzé negou na mesma hora. Óbvio que foi uma manobra inteligentíssima de marketing para jogar ainda mais todo o resto do planeta contra os norte-americanos. E pelo jeito, muito bem-sucedida.

Claro que eu não sou a favor de guerra nenhuma (meus tios e minhas primas moram no Planet Yankee, eu uso roupas da Adidas e como no McDonalds), mas que eu queria ver o tal do Djiórgi Dábliu levar um nabo, eu queria… Não dos árabes, mas dos norte-coreanos – esses sim são perigosos, e acima de tudo, nacionalistas ufanistas.

A prepotência norte-americana é, no meu ponto de vista, resultado evidente do patriotismo e nacionalismo que eles vivem a cada ato (e aplaudo tal atitude – um povo que ama e exalta a própria pátria tem meio caminho andado pra ser forte, respeitado e evoluído), e da pagação de pau que nós, consumistas de seus produtos, damos a eles de bandeja (exatamente por NÃO exercermos nosso papel de cidadãos de nosso próprio país, e não fazermos absolutamente NADA para mudar tal quadro, esperando que algum governante possa resolver esse “tipo de problema” que na realidade, é nosso).

Os yankees são irritantes? Olha cara, eu não costumo generalizar, mas eu acho que eles são exatamente o produto da equação aí de cima. São e não são culpados pela imagem que passam, pois fazem parte de uma mega-potência econômica. O papel do povo está longe de ser o mesmo dos governantes, e por isso talvez eu não tenha esse sentimento anti-americanista.

Mas da mesma forma, acho que conhecemos muito pouco daquele mundo fechado dos países árabes. Culturalmente então, não sabemos absolutamente nada, o que nos deixa numa posição de total ignorância – conseqüentemente, nos tornando levianos em qualquer tipo de julgamento que possamos fazer sobre as atitudes desse povo. E o que dizer dos norte-coreanos, que são ainda mais fechados?

Deu pra notar que não sabemos NECAS DE PORRA NENHUMA DE NINGUÉM?

Então, eu me abstenho dessa moda de descer o pau no Bush (apesar de achar o cara um babaca, ignorante e prepotente – se bem que, sendo filho de quem é e eleito – sic – da maneira que foi, o que se poderia esperar?). Acho que temos sim que pensar em como boicotarmos aquilo que nos prejudica, em começar uma tímida mas real unidade popular neste país umbiguista, onde cada um pensa somente no próprio bolso, e acima de tudo, sabermos e amarmos um pouco mais nossa própria pátria.

Cultura, interação e exaltação de nossas próprias cores. Não será o resultado de uma guerra (que inevitável e infelizmente acontecerá) que vai mudar nossa situação econômica e social. Nosso povo não vai comer mais ou ter mais escolas com uma vitória do Bush ou do Saddam (ou ainda de quem mais entrar nessa festa, não é Mr. Blair?).

Já que eles gostam tanto de vender armas, treinar exércitos e montar seu Telecatch na TV, que o façam e divirtam ao mundo – pois estão bancando os palhaços, uma vez que ninguém quer ver mais sangue. Chega desse filme… os líderes que se entendam (ou não) e se matem. Os efeitos externos virão, qualquer que seja o resultado dessa droga toda.

Enquanto isso, vamos fazer nossa parte como cidadãos brasileiros. Vamos SER BRASILEIROS ao invés de comprar pipoca e torcer nesse joguinho de várzea entre esses dois idiotas.

————————————————————————
Andrew W.K.
She is Beautiful / Don’t Stop Living In The Red
————————————————————————
Rita Lee
Agora Só Falta Você / Ovelha Negra
————————————————————————
Lauryn Hill
Doo Wop (That Thing) / Can´t Take My Eyes Of You
————————————————————————

Comente