O som de Caetano

maio
2010
10

escrito por | em Futebol | Nenhum comentário

Amanhã no comecinho da tarde, o professor Dunga lança sua lista dos 23 escolhidos pra Copa da África do Sul. E dali em diante, será esse o assunto de pauta de qualquer discussão em qualquer canto do país até o início da Copa, para o Brasil dia 15 de junho. E dali em diante, dependendo de nossos avanços, os desdobramentos ocorrerão com sucessos ou fracassos. E a seleção canarinho continuará em foco muito provavelmente até metade ou final de julho. Ou até mais, se alguém tiver uma convulsão ou levantarmos o caneco.

Virão os ufanismos globais. As teorias de cada um de nós (e somos muitos, milhões…), os favoráveis e os do contra. Os que não suportam essa besteira toda, a alienação do país em ano de eleição, o povo que só é patriota de quatro em quatro anos. Mas virão também os orgulhosos, os que vêem na camisa a grande imagem de força de um povo que já foi colônia e encanta ao mundo sempre que está em campo. Que enxerga beleza até em futebol de resultados, e que adora gritar, chorar, reunir, beber, morrer e viver o mês mais esperado do futebol.

Amanhã começa a Copa pra valer. A cobertura incessante da mídia. Começa o contágio das cores do país, as ruas pintadas, os muros, as bandeiras. Amanhã o brasileiro reencontra o clima que a cada quadriênio faz dele a grande força mundial, o motivo de orgulho, a imagem do sucesso. As fronteiras com a Argentina tornam-se território hostil. Não queremos ver azul e branco, branco e preto nem azul, branco e vermelho. Nossas cores se definem. O trabalho pára. O trânsito sossega e anda, mas quem está nele? Até os que não ligam arriscam palpite. Copa é isso… essa delícia de transe coletivo. Que seja muito bem-vinda.

E com a palavra, Carlos Caetano.

Comente