Los alfajores

jul
2009
01

escrito por | em [Viagem] Argentina 2008/2009 | Nenhum comentário

28/dez/2008 – dia 3
Recoleta, Buenos Aires

Chegamos à Recoleta, e como já havíamos reparado, existe um tipo de lojinha muito bacana na Argentina chamada Drugstore. Essas lojinhas fazem as vezes das docerias de bairro, e dos armazéns que temos por aqui. São basicamente um balcão de fachada, com trocentos tipos de salgadinho, doces, refrigerantes, sucos e porcarias. Ah sim, e água. Gelada. Vale sempre o registro, pois essa é uma necessidade que implicitamente surge por lá.

E pelo caminho em direção ao hotel, nos defrontamos com algumas drugstores. E surgiu a idéia (óbvia) de fazermos um test-drive de alfajores – a iguaria local e cuja qualidade é de arrebentar. Fizemos disso um hábito até o final da viagem, e toda noite colecionávamos alguns exemplares e modelos diferentes a serem degustados pouco depois na cama do hotel, assistindo VH1 ou algum filme com legendas portenhas.

Da nossa avaliação geral, destacou-se com méritos o Jorgelín, da Jorgito, que é praticamente um Whopper de doce de leite com chocolate. Além de ser absolutamente delicioso, destaca-se do restante por ter 90g, ou seja, 40g a mais do que o restante da concorrência. Experimentamos os de grandes marcas, os de marcas locais e os vagabundos. Experimentar também vale a pena, pois nota-se que a Argentina está para o alfajor assim como o Brasil está para a caipirinha.

Obviamente que o Jorgelín não foi fotografado. Devoramos antes de lembrar de registrá-lo. Mas a recomendação é daquelas experiências gatronômicas indispensáveis. E pra não passar totalmente batido, segue uma imagem encontrada na internê do salafrário:

(E antes que perguntem “mas e a Havanna?”, eu digo que a Havanna é um capítulo posterior. Mais um pouquinho só de paciência…)

Comente