escrito por | em Cinema | Nenhum comentário

O mundo pode dar quantas voltas quiser (preferencialmente uma por dia, ou ficaríamos malucos), mas um assunto sempre volta à tona em alguns momentos especiais, principalmente neste blog: simplicidade. É uma coisa na qual eu acredito muito, justamente por ser algo fácil e óbvio por diversas vezes. Uma virtude que muitas vezes é confundida com pobreza ou economia, mas quando descobrimos seu real valor (e que valor) nossos conceitos viram de cabeça pra baixo e acabamos enxergando o mundo com outros olhos.

E ontem eu estava assistindo Um lugar chamado Notting Hill. Provavelmente apenas eu e mais uns 3 esquimós lá na Groelândia ainda não havíamos assistido, pois todo mundo que conheço passou pelo cinema quando o filme estava em cartaz. Na boa, um dos filmes mais deliciosos que já assisti. Desde o elenco (Julia Roberts é sempre demais, e o Hugh Grant é hilário, sempre. Fora os “escadas” do inquilino e da família dele, que roubaram a cena no filme…) até o roteiro, cuidadosamente adocicado, mas nem um pouco bobo. Comédia romantissíssima, com cara de pipoca, edredon e namorada.

Fazia falta um filme que me fizesse rir e sorrir tanto… histórias simples (daí eu falar tanto de simplicidade), de pessoas simples, com sentimentos simples e atitudes simples. Amar descaradamente, aproveitar manhãs de sol, tomar sorvete no pote, dormir enrolado no edredon no sofá da sala, acordar e sorrir por ser feliz, simplesmente. Simples como a vida que deveríamos ter se não nos preocupássemos tanto com detalhes. Em certos momentos, o filme até parecia um comercial de margarina, mas comerciais de margarina são legais! São por mostrarem que pessoas conseguem ser felizes aproveitando o sabor de um pão quentinho num dia chuvoso como o de hoje.

Encontrar prazer em detalhes. É bom demais saber que dentro de um filme podemos ver que pessoas simples como nós podem ser felizes pelo simples fato de serem. Não é necessário ser dono de uma biblioteca na Inglaterra ou uma atriz milionária para acreditar que pequenos milagres às vezes acontecem, e que sim, podemos ser vítimas de piadinhas deliciosas que a vida insiste em contar. Vezes na película, vezes em carne e osso.

Não é simples deixar de lado os problemas. Mas também não é tão complicado encarar a vida com um sorrso estampado no rosto. Afinal de contas, comerciais de margarina são filmados ao amanhecer. Pode ser uma boa hora para tentar…

Comente