El Ateneo

mar
2009
02

escrito por | em [Viagem] Argentina 2008/2009 | Nenhum comentário

27/dez/2008 – dia 2
Recoleta, Buenos Aires

De todas as dicas que pegamos por aqui antes de nos aventurarmos em terras hermanas, uma essencialmente me chamou a atenção: a visita à El Ateneo, a livraria mais bonita de Buenos Aires (e depois de conhecê-la, talvez eu possa ir um pouco além e dizer que se trata de uma das mais bonitas do mundo).

Eu até contaria um pouco da história do prédio, mas já há tantos artigos por aí que descrevem o que é e o que foi o local que seria redundância fazê-lo novamente. Fato é que a sensação ao adentrar ao teatro é de puro deslumbre. A cúpula central as colunas, os camarotes, e o palco/café com as cortinas de veludo te fazem querer esquecer do mundo exterior por alguns instantes – mesmo que o mundo seja a linda Buenos Aires noturna.

O acervo local merece muita atenção. Provavelmente em quantidade e variedade, El Ateneo leve pra casa uma derrota da Livraria Cultura da Avenida Paulista. Mas ainda assim, muitas preciosidades podem ser encontradas em suas prateleiras, que num momento futuro foram revisitadas e desfalcadas em prol de nosso acervo pessoal. Da minha cota de aquisições, Quino e Langer foram escolhas naturais. E como bom apaixonado pelo futebol, um almanaque do Boca entrou na lista:

E o povo de lá frequenta, e muito, essa e as outras milhares (sem exagero) de livrarias que existem na cidade. O hábito da leitura acompanha a estrutura de parques que a cidade de Buenos Aires possui, e combina perfeitamente com uma garrafa de água fervente, uma cuia de chimarrão e boas companhias. Eles sabem disso.

Comente