Obrigado por fumar

jul
2009
08

escrito por | em Vidinha | 20 comentários

Meu pai entrou ontem em sessão de hemodiálise.

E não vim aqui fazer sermão contra você, amigo fumante. Mas vim esclarecer algumas coisas que acontecem com famílias que, como a minha, foram destruídas por causa desse seu hábito idiota. A pessoa que fuma e um dia descobre que tem câncer na bexiga (como aconteceu com o meu pai) inevitavelmente terá que usar uma bolsa coletora de urina. Ou seja, mijar com o pau, nunca mais, e você terá um furo na barriga exposto pra sempre, que vive conectado numa mangueira de borracha que vira e mexe escapa, e te deixa molhado de mijo. Sim, você vai feder mijo pra sempre.

Seu sangue perde oxigenação, uma vez que seu pulmão está podre e seus rins sofrerão uma total mudança depois da cirurgia para retirada dessa bexiga cancerígena. Passarão a não funcionar corretamente, e isso influenciará no restante do seu corpo. Alterações de memória, de humor, de disposição. Você se torna uma pessoa anti-social e isolada. Suas idéias não farão mais sentido, e você fará visitas constantes ao pronto-socorro. No final, acabará ou sendo operado novamente, com um risco de morte muito maior do que aquele que você já passou durante a cirurgia de retirada da bexiga (afinal de contas, anestesias gerais e cirurgias de 8 horas de duração são “um tanto arriscadas”), ou passará 3 dias por semanas conectado a uma máquina de hemodiálise, esperando o dia em que isso não adiante mais e seu corpo finalmente pare de funcionar.

E vale lembrar que por trás de um imbecil egoísta que fuma e compra seu próprio câncer, está uma família que naturalmente faz de tudo pra que ele se recupere do próprio buraco que cavou orgulhosamente durante décadas. Essa família se desintegra, com mães e filhos não suportando mais um susto por dia, e a perda constante de qualquer esperança de melhora. A ponto de um dia, rezarem para que tudo isso acabe logo e que o sofrimento seja somente o da perda.

Não é sermão. E também não é por falta de aviso que as pessoas fumam. Achar que com você não acontece é exatamente o que meu pai fez durante toda a vida, e hoje ele recebe todos os dias a recompensa por ter engrossado a massa consumidora mais burra da face da Terra. Tenha certeza, amigo fumante: as empresas tabagistas não faltam com suas obrigações, e oferecem a cada cigarro fumado as devidas consequências a seu corpo. Mas, pior que isso, e o que talvez você não tenha pensado – egoísta que é, que por trás desse seu hábito cretino existam pessoas que se importam com você e que planejam passar suas vidas em sua companhia. Planos esses que muito provavelmente serão interrompidos em algum momento. Mas isso você me conta quando acontecer, e tenha certeza: você me contará um dia.

Até lá, curta bastante.

20 comments

  1. Saulo
  2. cael
  3. michellichu
  4. Luis Milanese
  5. Luis Milanese
  6. Flávia
  7. Cris Garbelotto

Trackback e pingback

  1. AnaCarolz
    um dos motivos por eu odiar cigarro: http://www.masili.com.br/blog/?p=195 (via @dumafiga)
  2. my body, my problem « .:chorumelas:.
    [...] http://www.masili.com.br/blog/?p=195 [...]
  3. marcelo spacachieri masili | 3M » Pílulas
    [...] pra si a responsabilidade que acompanha essa porra desse vício – responsabilidade da qual eu já falei aqui e…

Comente