escrito por | em [Viagem] Argentina 2008/2009 | Nenhum comentário

29/dez/2008 – dia 4
Centro, Buenos Aires

Estava (novamente) um céu azul típico das cores da bandeira. Descansados pela manhã, pois percorremos somente as redondezas, saímos com calma à tarde pra sacar o que se passa pela 9 de Julio – aquela monstruosidade que faz Buenos Aires lembrar em determinados momentos a cidade de São Paulo. Ainda não constavam em nossos registros as famosas fotos da própria avenida, do obelisco, e uma geral da Casa Rosada. Além disso, vendo todo aquele novo ambiente e tantas coisas diferentes das que são cenário da rotina, encomendei à Debs algumas fotos que algum dia virarão desenhos como aqueles que eu já coloquei no portifólio. Convenhamos que produzir um material desse tipo é bem mais legal do que ficar caçando foto no Google…

Fomos devagar, sem pressa mesmo, curtindo o calçadão e aquele dia bonito. E algumas coisas aos pouco tornam-se evidentes:

– Se a Paulista tivesse 8 pistas de cada lado, e São Paulo um céu despoluído, provavelmente se pareceria muito com a 9 de Julio;

– A tal Lei Cidade Limpa do Kassabão aqui em São Paulo evidencia-se quando você nota que o que mais existe nos prédios de lá são outdoors, letreiros, faixas e o escambau. Imaginar aquele lugar sem esse monte de sujeira, sendo que ele já é naturalmente bem do bonito dá um aperto de leve no peito;

– Como em qualquer lugar, os caras picham a cidade. Mas nota-se um tremendo movimento político e nacionalista por trás disso. O que não falta é stencil pelas ruas, praças e bairros. Claro que isso não é regra: havíamos chegado lá logo após uma vitória do Boca Juniors no Torneo Apertura. Consequentemente…

Vale o registro de que, enquanto atravessávamos a Avenida, havia um cara esperando o semáforo de pedestres abrir. E enquanto isso, ele… escovava os dentes. De pé, ali, no meio da rua. Infelizmente não vimos se, onde e como ele cuspiu, mas cá entre nós: tenha santa paciência né amigo…

Do começo ao fim da avenida, a tarde passou e a noite chegou, com o Sol que desnorteia qualquer relógio. Voltamos à Casa Rosada pra trazer mais fotos bacanas de recordação – agora sem a ansiedade do primeiro dia e com alguns locais em vista além do já citado. A Plaza de Mayo é o local onde acontecem as manifestações populares e panelaços. É extremamente bem cuidada e toda florida. Novamente, gente aproveitando o local, lendo nos bancos e passeando com a família. Sarmiento ficaria orgulhoso.

E quando a Debs quis fotografar a Casa, de tanto nos afastarmos eu acabei soltando algo como “nossa, como é grande essa bagaça…”, que acarretou num ataque de risos da pequena que até hoje eu não sei bem explicar…

E continuamos o passeio…

Comente