escrito por | em Brasilidades | Nenhum comentário

O rolo com a Locaweb foi o seguinte:

Escrevia aqui feliz e insone como faço normalmente pelas madrugadas adentro. Já havia ocorrido um problema cuja solução tardou mas chegou (e eu relatei aqui mesmo, há dois meses). Algum tempo depois, ocorreu outro problema, semelhante ao primeiro, mas dessa vez o atendimento foi bom e tudo se acertou rapidamente. Pois bem: estava novamente escrevendo, e por volta das duas da manhã – mesmo horário onde após postagens anteriores coincidentemente haviam acontecido os problemas, mais uma vez todos os posts do blog sumiram.

Não é necessária muita inteligência para ligar as peças. O mesmo horário para as 3 ocorrências. Logicamente alguma acontece no raio do servidor dos caras às 2h da manhã todos os dias. Algo que se coincidir com uma incidental atualização de um banco de dados (devido a uma postagem, por exemplo), faz o bicho abrir o bico e tudo ir pelos ares.

O site estava no ar.
O blog estava no ar.
Mas estava vazio, porque eu postei às duas. Problema diagnosticado.

Logicamente que no Reino Encantado da Locaweb nenhum Lorde Supremo do Conhecimento Tecnológico admitiu que seu servidor não presta, ou que existe uma rotina sujeita a merdas caso algum usuário resolva acionar certas ferramentas em determinado horário. Para eles, que não explicam a seus clientes seus próprios problemas, e só aceitam críticas positivas no seu Blog Maravilhoso e Cheio de Estrelas (sei disso porque desejei a eles um feliz ano novo, mas sem blog, já que o meu não funcionava, e isso não foi e nem irá pro ar como pode-se notar). O Help Desk Center dos Magos ignorou minhas orientações e tentou por diversas vezes explicar o inexplicável, sendo irônico em alguns momentos, em respostas como estamos averiguando o porquê do conteúdo “sumir”.

Monopólio de mercado dá nisso: uma única empresa cresce desenfreadamente (por méritos sim, fui cliente da Locaweb por anos), e em determinado momento passa a se importar somente com mídia e clientes graúdos, deixando a massa que botou esse povo lá em cima em segundo plano. Assim como aconteceu com a Telefonica, a Vivo e a Embratel, a gente só vê como funcionam os serviços de alguém quando os mesmos dão algum tipo de problema.

O da Locaweb deu, o mesmo, três vezes. Ninguém resolveu, nem resolverá.

Já migrei para outro host, do UOL. Que enquanto não der problema, será ótimo, tenho certeza. E fico aqui pensando quando de fato o Código de Defesa do Consumidor trará prejuízos e punições sensíveis pra esses gigantes autistas. Porque não é possível que cumprindo nossas obrigações contratuais, sejamos sempre destratados e desprezados e nada aconteça a esses caras.

E esse post vai pro ar às 2h01. Se der alguma merda, o UOL Host dança amanhã mesmo.

Tags:

Comente