O Pinheiros foi uma segunda casa enquanto trabalhei lá. Um lugar ótimo, com gente muito boa, bastante competente e bem intencionada, mas nem sempre preparada pra fazer o que se propunha. Durante os cinco anos e meio em que trabalhei por lá na área de Comunicação Institucional, tecnicamente aprendi pouco, politicamente aprendi muito.
Mas nunca me alienei a ponto de ignorar o mundo exterior. Mesmo sendo uma república feudal (assim como todos os outros clubes de esportes amadores do país, cujas regras, diretrizes, evoluções e involuções cabem somente a seus diretores e presidentes, que fazem o que bem querem com a realidade por detrás dos muros – realidade essa que só quem paga em dia suas mensalidades sabe qual é), um senso crítico quanto a posicionamento de mercado, mídia e outras coisas que permitem que instituições centenárias ainda sobrevivam ao mundo moderno é extremamente necessário.
Lembro muito bem de quando contratamos o Gustavo Scherer (aka Xuxa), e assim que fiquei sabendo montei o destaque pra lançar na home do site, aguardando apenas o anúncio oficial. Anúncio esse que veio, voltou, depois veio de novo, voltou de novo e enfim aconteceu. Nessas de colocar e tirar (ui) o dito no site, quase me mandam embora. E eu sabia e MUITO que a culpa daquele “manda-desmanda” não era minha. Nessas horas o primeiro pensamento que te ocorre é “Cacete, contratamos um medalhista olímpico e esses putos não querem sair na frente com a própria notícia?”
Já se vão longínquos 5 anos desse ocorrido, e hoje eu notei que nada mudou.
Anunciam no JORNAL NACIONAL como última notícia da noite a super equipe que o Pinheiros está montando pra disputar a Superliga: Giba, Gustavo, Rodrigão e Marcelinho. Franco favorito, Dream Team, facilmente equiparável à repátria de Ronaldo e Adriano, sem dúvida alguma. Destaque na home de esportes da Globo.com, matéria de página com foto e o escambau, como se pode notar…
Logicamente que fui procurar a homepage especial, o hotsite, o megabanner, enfim… qualquer coisa naquele site que um dia eu invadi com o raio da foto do Xuxa (que convenhamos, perto desses 4, é mais um na multidão). ABSOLUTAMENTE NADA. E depois de uns segundos de inconformismo, eu lembrei de que a coisa por lá funciona assim mesmo: não funcionando, ou com um delay de semanas. E que se bobear, nem a equipe da qual um dia fiz parte sabe dessa bomba – e se a equipe de Comunicação não sabe, quem saberá?
Eu fico com vergonha nessas horas, de verdade. As babaquices como proibição de redes sociais, cartões de ponto, distinção entre funcionários e associados e mais algumas insandices acontecem num piscar de olhos. Porém, fazer valer seu papel de representante olímpico e trabalhar seu próprio marketing são coisas nas quais o Pinheiros não consegue se firmar – e não se esforça nem em tentar. César Cielo? É (ou era, eu não sei) de lá. Jadel Gregório? Idem (eu acompanho, passei a torcer pelo Clube e tieto, mas se depender das informações que saem de lá tô na roça). E na boa, eu acompanharia a Superliga in loco do começo ao fim com essa verdadeira seleção montada por eles. Mas precisei do William Bonner pra ficar sabendo disso, e do acaso de ter chegado cedo em casa pra poder acompanhar o jornal do casal 20.
E depois neguinho vem me fazer “campanha pra cadastramento de novos associados” com um velhinho e um moleque pincelados num imagebank da vida deitados no gramado… É pedir muito pra que aproveitem a hora certa e dêem às estrelas o merecido brilho? Porque ninguém lê jornal do dia anterior – por sinal, é em mídia com informação velha que minha cachorrinha adora depositar seus dejetos. Serve pra isso, e só.
4 comments
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cara, é aquele negócio o ECP é uma redoma de vidro, melhor não divulgar as coisas pq o sócio vai se sentir incomodado se a sociedade “comum” souber q existe um clube na rua Tucumã, que inclusive é facilmente um dos melhores clubes esportivos da América Latina. Mas eles preferem se trancar na bolha… estratégias de marketing elaboradas por tiozinhos de 60 anos que pensam que ainda estão na era do Remo. É uma pena, o Brasil merece conhecer o ECP e td q ele faz pelo esporte nacional.
Não entendo como meio de comunicação proíbe e/ou não procura se renovar em transmitir suas proprias novidades, seus destaques. Realmente é um absurdo!
Ficar esperando o jornal nacional quando se tem (atençao agora!) o advento da internet é demais mesmo. (advento foi boa hein?)
Totalmente lamentável.
Pinheiros tem um nome do caralho, com o perdão da palavra, e faz questão de omiti-lo, sei lá por quê!
Acho que é um dos clubes que poderia revolucionar taaaaaaaaaaanto o esporte amador e acaba ficando na moita. Idiotice pura!
O que se fala sobre a esgrima, por exemplo? Necas. E o Pinheiros é um nome forte no esporte!
Isso é verdade o Pinheiros podia aproveitar todos os atletas que tem para divulgar o seu nome (e iriam ganhar muito com isso).