escrito por | em Esporte | 4 comentários

O Pinheiros foi uma segunda casa enquanto trabalhei lá. Um lugar ótimo, com gente muito boa, bastante competente e bem intencionada, mas nem sempre preparada pra fazer o que se propunha. Durante os cinco anos e meio em que trabalhei por lá na área de Comunicação Institucional, tecnicamente aprendi pouco, politicamente aprendi muito.

Mas nunca me alienei a ponto de ignorar o mundo exterior. Mesmo sendo uma república feudal (assim como todos os outros clubes de esportes amadores do país, cujas regras, diretrizes, evoluções e involuções cabem somente a seus diretores e presidentes, que fazem o que bem querem com a realidade por detrás dos muros – realidade essa que só quem paga em dia suas mensalidades sabe qual é), um senso crítico quanto a posicionamento de mercado, mídia e outras coisas que permitem que instituições centenárias ainda sobrevivam ao mundo moderno é extremamente necessário.

Lembro muito bem de quando contratamos o Gustavo Scherer (aka Xuxa), e assim que fiquei sabendo montei o destaque pra lançar na home do site, aguardando apenas o anúncio oficial. Anúncio esse que veio, voltou, depois veio de novo, voltou de novo e enfim aconteceu. Nessas de colocar e tirar (ui) o dito no site, quase me mandam embora. E eu sabia e MUITO que a culpa daquele “manda-desmanda” não era minha. Nessas horas o primeiro pensamento que te ocorre é “Cacete, contratamos um medalhista olímpico e esses putos não querem sair na frente com a própria notícia?”

Já se vão longínquos 5 anos desse ocorrido, e hoje eu notei que nada mudou.

Anunciam no JORNAL NACIONAL como última notícia da noite a super equipe que o Pinheiros está montando pra disputar a Superliga: Giba, Gustavo, Rodrigão e Marcelinho. Franco favorito, Dream Team, facilmente equiparável à repátria de Ronaldo e Adriano, sem dúvida alguma. Destaque na home de esportes da Globo.com, matéria de página com foto e o escambau, como se pode notar…

Logicamente que fui procurar a homepage especial, o hotsite, o megabanner, enfim… qualquer coisa naquele site que um dia eu invadi com o raio da foto do Xuxa (que convenhamos, perto desses 4, é mais um na multidão). ABSOLUTAMENTE NADA. E depois de uns segundos de inconformismo, eu lembrei de que a coisa por lá funciona assim mesmo: não funcionando, ou com um delay de semanas. E que se bobear, nem a equipe da qual um dia fiz parte sabe dessa bomba – e se a equipe de Comunicação não sabe, quem saberá?

Eu fico com vergonha nessas horas, de verdade. As babaquices como proibição de redes sociais, cartões de ponto, distinção entre funcionários e associados e mais algumas insandices acontecem num piscar de olhos. Porém, fazer valer seu papel de representante olímpico e trabalhar seu próprio marketing são coisas nas quais o Pinheiros não consegue se firmar – e não se esforça nem em tentar. César Cielo? É (ou era, eu não sei) de lá. Jadel Gregório? Idem (eu acompanho, passei a torcer pelo Clube e tieto, mas se depender das informações que saem de lá tô na roça). E na boa, eu acompanharia a Superliga in loco do começo ao fim com essa verdadeira seleção montada por eles. Mas precisei do William Bonner pra ficar sabendo disso, e do acaso de ter chegado cedo em casa pra poder acompanhar o jornal do casal 20.

E depois neguinho vem me fazer “campanha pra cadastramento de novos associados” com um velhinho e um moleque pincelados num imagebank da vida deitados no gramado… É pedir muito pra que aproveitem a hora certa e dêem às estrelas o merecido brilho? Porque ninguém lê jornal do dia anterior – por sinal, é em mídia com informação velha que minha cachorrinha adora depositar seus dejetos. Serve pra isso, e só.

4 comments

  1. Fê Ruça

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article

Comente