O último tango

dez
2009
30

escrito por | em [Viagem] Argentina 2008/2009 | Nenhum comentário

03/jan/2009 – dia 9
Recoleta, Buenos Aires

Do hotel para o Costa Verde, saborear o último bife de chorizo da viagem, e de lá, pro bar de esquina, na mesa de rua, com duas canecas de Quilmes geladas. Sim, após 8 dias, sabíamos onde estavam as coisas que queríamos. Não precisávamos mais caçar às cegas como antes, o que nos deixava clara a impressão de que estávamos bastante confortáveis em Buenos Aires. A cidade já não era mais um desafio, mas sim um tremendo prazer.

A poucas horas de ir embora, já existia sim uma saudade de casa. Ansiedade em reencontrar nosso espaço, nossos amigos, contar tudo o que vivemos por lá. Normalmente qualquer viagem é assim, mas essa, pra nós, foi um pouco além. Mesmo próxima, a língua que não falávamos foi um pequeno desafio – não para compreendê-la, mas sim para praticá-la num tiroteio de portunhol que aos poucos tornou-se bastante natural, quase automático. A hospitalidade nos deixou mal-acostumados. Nada de pressa, nada de correria. Noites tranquilas para se andar na rua sem medo, muito a se conhecer, pouco tempo pra tanto. Poucos planos, e muitas surpresas.

Conversamos sobre tudo isso naquela mesa. Anotamos os detalhes que faltavam no nosso caderninho. Não queríamos perder uma única lembrança que fosse, para que os registros fossem carregados de memórias, de fatos, de pequenos detalhes que aumentam uma linha, um parágrafo que seja. Estava tudo ali. Relaxamos, e planejamos um pouco do que seria nossa volta. Mas pouco, porque a hora era de esquecer de tudo e aproveitar.

É. Sentiríamos saudades.

Comente