escrito por | em Vidinha | Nenhum comentário

Existe uma espécie de inseto. Ou melhor, um bichinho. É, uma pulguinha, que fica pulando de lá pra cá o tempo todo sem parar. Pula na orelha, na testa, no peito, no joelho e pára nas costas – aí você percebe que ela está lá, porque a danada começa a cutucar e você não alcança. E enquanto não encontrar a bichinha ou ajeitá-la pra bem longe, a coceirinha vai aumentando e aumentando até abrir uma cratera nas tuas costas e arrombar tua paciência.

Aí você, ser irracional mas com tele-encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor pega o primeiro ralador de queijo que aparece na sua frente só pra se livrar da coceira. Sim, da coceira, não da pulga, porque pulguinhas são simpáticas até no nome (mas bem assustadoras ao microscópio). Rala as costas e sente o alívio imediato, seguido de uma dor desgraçada enquanto o sangue escorre.

Logicamente não seria essa a solução mais inteligente. Os mais afobados poderiam sugerir uma deliciosa borrifada de Baygon. Pode funcionar, mas a reação alérgica seria catastrófica. E aí, aquilo que era uma picada da pulguinha vira um campo radioativo.

Caso exista alguém próximo, um tapinha nas costas pra passar. Coisa leve, quase óbvia. Mas como Murphy existe e não somos tão sortudos assim, certamente o salvador da pátria vai enfiar a raquete e lhe arrebentar as costelas. Pior, sairá rindo. E a pulga permanecerá lá, pois ela sim tem sorte e escapou entre os dedos pesados do sujeito.

É a tal da dúvida. As incertezas nos caminhos, As inseguranças que sempre surgem: excesso de zelo, indisciplina com si mesmo. O ser humano gosta da coceira, hipócrita daquele que diz não sentir uma pontada de prazer na dor sutil. Nem é o desconforto, mas a inquietude. Trocar o sono pelo livro, as teclas pelo papel, o lanche pelo almoço, o certo pelo incerto, e dar-se ao prazer de apostar no que acredita. Arriscar algo novo sem parecer idiota, e entregar as cartas em outras mãos. Coça. Coça bastante, mas existe um remédio, melhor que tudo isso e com resultados garantidos:

– Muito simples. Compre um cachorro.

Comente