5 anos de 3 minutos

fev
2007
08

escrito por | em 3minutos | Nenhum comentário

Era um papeleco amassado e esquecido no fundo de uma mochila encardida, com um endereço na web de uma tal de Vanessa, “amiga da Facú” do estagiário nerd da agência. Tinha também uma reportagem no Vitrine, falando desse negócio de escrever pro mundo o que bem entender. E aqui estava eu, desempregado, desiludido e completamente desmotivado pelo meu quase primeiro mês em casa sem emprego. Eu, que não agüento duas semanas de férias sem ficar elétrico. Tinha acabado de concluir meu primeiro site pessoal e então veio a idéia.

– Vou fazer esse treco aí.

Montei uma página cor de vinho, escrevi blog em cima e joguei ali uns quatro parágrafos de cotidiano. Não conhecia as regras (nem sabia que existiam), e passei a fazer esse mesmo procedimento por bons seis meses, até uns doidos me pedirem pra inserir comentários (ahn?) naquela pagineca auto biográfica pseudo-sarcástica. E a coisa funcionou. O resto é história.

Há alguns textos atrás eu justifiquei por A mais B que nunca quis fazer literatura na internet. Fato, simples fato, que confirma-se neste verdadeiro diarinho que se tornou o 3minutos. É um espaço que nunca teve pretensão alguma de se aproximar de outras coisas BEM mais inteligentes e com muito mais qualidade disponíveis na internet. Coisas que aos poucos passaram a integrar não somente minha barra de Favoritos, mas também a minha vida. E coisas que trouxeram pessoas.

Intermission

Eu admiro quem escreve bem. Sério… e quem se propõe a fazer um blog que se leve a sério, que possua qualidade literária constante e afins. Gosto mesmo, e acho que servem de opção a quem não pode sair da frente do micro durante o dia todo. Ler algo com qualidade – seja um livro ou seja um blog – sempre é ótimo…

…e já que essa qualidade toda eu não tenho, ao menos prezo pelo respeito à língua pátria. Este blog NUNCA (e eu repito – NUNCA) se utilizou de miguxês ou qualquer outra modinha virtual estúpida de comunicação pra funcionar. Se a criatividade para composição dos textos não é meu forte, que façamos um brinde às concordâncias verbais e nominais, que aqui sempre foram muito respeitadas.

Afinal, se é pra escrever, que se faça bem, pelo menos.

End Of Intermission

E que diferença de rumo que minha vida tomou naquele 8 de fevereiro…

Eu não vou repetir aqui tudo o que já descrevi em pitadas nesses últimos 5 anos. Mas entre novas turmas, muitos amigos, alguns amores, viagens, brigas, declarações, infindas surpresas (boas e ruins), outro tanto de descobertas, comentários e e-mails de desconhecidos, colunas em revistas de informática, freelas e mais freelas e inúmeros prazeres, este blog sobreviveu. Com textos que se perderam, layouts e mais layouts (afinal essa sim é a minha praia) e outros devaneios, isso aqui virou vício, dos bons. Pra minha surpresa, virou hábito pra outro punhado de pessoas que eu conheço (ou não, nunca se sabe na net…).

Pensar cinco anos disso parece absurdo. Cinco anos de vida aqui não são somente um punhado de palavras. São mudanças de rumo. Inúmeros links que me ajudaram muito, toneladas de mp3 que arrebentaram com o portão de aço da minha cabeça de metaleiro (e que agora são lembrados numa seleção especial de músicas disponíveis no link lá no topo deste post), entre tantas outras coisas. Comecei a escrever e, paralelamente, teclava ao ICQ. Estava pra começar a faculdade. Não tinha metade dos amigos que tenho hoje, e os que tinha eram todos daqui de perto. Nem a curiosidade alheia nem o Google me encontravam. Enfim, cinco anos que parecem distantes por um cannyon hoje, tal a mudança que ocorreu.

E agora tenho aqui uma extensão do meu espaço. Extensão que aumenta de alcance a cada dia, a cada novo visitante que aparece por aqui. Espero eu que ao menos continuem encontrando o que procuram quando chegam nesta página. Na melhor das hipóteses, que surpreendam-se com alguma coisinha. Mas que principalmente sintam-se sempre em casa, pois é isso o que este local se tornou pra mim.

Quem sabe um dia este filho querido até mereça um bolinho…!

Comente